Resumo do Livro Pense e Enriqueça por Napoleon Hill
Atualizado: 10 de fev. de 2021

No outono de 1908, o magnata do aço Andrew Carnegie deu ao jovem jornalista Napoleon Hill um desafio. Ele pediu-lhe para criar uma filosofia concreta de sucesso com base na experiência dos maiores empreendedores do mundo. Algumas décadas e milhares de páginas de pesquisa depois, Think and Grow Rich tornou-se um best-seller internacional.
O que é pensar e enriquecer?
Think and Grow Rich é a sabedoria combinada de mais de 500 dos indivíduos mais bem-sucedidos da América. Suas percepções foram então reduzidas a 13 princípios e contribuíram para o que Hill se refere como uma "Filosofia de Realização" geral.
No entanto, recusando-se a permitir que Pense e Enriqueça seja definido puramente como um método ou sistema para o sucesso, Hill afirmou que os objetivos de seu livro eram:
Para ajudar o leitor a se tornar autoconsciente.
Para ajudar o leitor a entender como se tornar mais eficaz em meio às leis imutáveis do universo.
Quais são os 13 princípios para pensar e enriquecer?
Os 13 princípios de sucesso de Napoleon Hill apresentam uma filosofia de realização que deve ser refletida. Este resumo do Pense e Enriqueça examinará cada um dos 13 princípios separadamente. Eles são os seguintes:
Desejo
Fé
Autossugestão
Conhecimento especializado
Imaginação
Planejamento Organizado
Decisão
Persistência
O poder do Master Mind
Transmutação Sexual
A Mente Subconsciente
O cérebro
O sexto Sentido
Exclusivamente filosófico e, às vezes, voltado para o espiritual, Think and Grow Rich tornou-se um livro seminal para empresários, CEOs e pensadores individuais. Ao ler os pontos-chave deste resumo do capítulo Pense e Enriqueça, você aprenderá como dominar seu subconsciente e comandar seu destino.
Desejo: o ponto de partida de todas as conquistas
Hill afirma que a chave do sucesso é definir uma meta e aplicar toda a sua energia, força e esforço para alcançá-la. Pode levar muitos anos antes de você ter sucesso, mas se você se apegar ao seu desejo, você acabará alcançando o que busca.
Simplesmente desejar dinheiro não levará você a lugar nenhum. Porém, para desejar riquezas por meio de uma meta obsessiva, de um plano meticuloso, e não aceitando o fracasso como opção, você se tornará rico. Para ajudá-lo a fazer isso, Hill apresenta as seis etapas do Think and Grow Rich:
Decida exatamente quanto dinheiro você deseja ganhar, por dólar.
Determine o que você está disposto a dar para receber essa quantia de dinheiro.
Escolha uma data até a qual você deseja acumular essa quantia de dinheiro.
Crie um plano de como atingir seu objetivo e comece imediatamente, esteja você pronto ou não.
Escreva todos os itens acima em uma declaração clara.
Leia esta declaração escrita em voz alta, duas vezes por dia - a primeira coisa pela manhã e a última coisa à noite. Visualize sua vida como se você já tivesse essa quantidade de dinheiro.
Embora ser capaz de se visualizar como rico possa parecer um desafio no início, apenas aqueles indivíduos que são "conscientes do dinheiro" se tornam bem-sucedidos. Ter consciência do dinheiro é se ver na posse de uma grande riqueza antes de alcançá-la. Você só ficará rico se possuir um profundo desejo por dinheiro e não parar por nada para obtê-lo.
Fé: Visualização e Crença na Consecução do Desejo
A fé é um estado de espírito que você deve aprender a cultivar. Através da repetição de afirmações e instruções, um estado de fé é criado no subconsciente, graças ao processo de autossugestão. Qualquer impulso de pensamento que se repete continuamente e entra na mente subconsciente acaba se tornando um ciclo contínuo de pensamento.
No entanto, isso também pode ter consequências negativas. Além dos padrões de pensamento positivos, também podemos impor padrões negativos que podem fazer com que acreditemos que somos indignos, condenados ou fracassados. Hill, portanto, argumenta que são apenas nossas crenças que determinam a natureza de nosso subconsciente. Ao repetir afirmações, você pode reprogramar sua mente para visualizar e, assim, sentir e acreditar que seu sucesso está garantido.
A mente assume a natureza das influências que a orientam. Uma mente positiva é mais fértil para a fé, e a fé é o ponto de partida para todo sucesso. O maior fator que impede você de ter sucesso? Falta de autoconfiança. Hill sugere este exercício quíntuplo de afirmação Pense e Enriqueça para repetir por escrito e depois aprender de memória para aumentar sua autoconfiança:
Saiba que você é capaz de atingir seu objetivo e deve prometer ser persistente em sua busca.
Os pensamentos dominantes de sua mente resultarão em ação física e mudarão sua realidade. Você deve, portanto, gastar 30 minutos a cada dia pensando no tipo de pessoa que deseja ser.
Por dez minutos todos os dias, concentre-se em aumentar seu senso de autoconfiança.
Escreva uma descrição do seu objetivo e não pare de procurá-lo até que seja alcançado.
Perceba que você não pode ter sucesso duradouro se o obtiver por meios imorais. Portanto, faça uma promessa de se envolver em uma transação apenas se ela beneficiar todos os envolvidos. Uma atitude negativa em relação à humanidade nunca lhe trará sucesso.
Guarde esse método na memória e repita-o em voz alta uma vez por dia para ter sucesso.
Autossugestão: o meio para influenciar a mente subconsciente
Autossugestão é sinônimo de autossugestão. É a ponte entre a mente consciente e subconsciente. A simples leitura de palavras em voz alta não terá impacto. Você tem que anexar emoção às palavras. Ao recitar suas afirmações, conforme exposto no capítulo anterior, você deve encorajar seu desejo de consumi-lo. Seu subconsciente só agirá sobre os pensamentos que são sentidos.
Portanto, Hill recomenda adicionar o seguinte às seis etapas do Pense e Enriqueça previamente estabelecidas no capítulo sobre desejo:
Encontre um lugar tranquilo onde não seja incomodado e repita em voz alta sua declaração escrita. Ao fazer isso, visualize-se com esse dinheiro.
Repita de manhã e à noite até que tenha uma imagem nítida em sua mente de todo o dinheiro que deseja ganhar.
Coloque esta declaração escrita onde você possa vê-la a primeira coisa pela manhã e a última coisa à noite. Leia até que você tenha memorizado.
Conhecimento especializado: experiências ou observações pessoais
Existem dois tipos de conhecimento: especializado e geral. O conhecimento geral é de pouca utilidade quando se tenta acumular riqueza. O conhecimento só gera dinheiro quando organizado e especificamente direcionado para um fim definido. Para ter sucesso, você deve exigir conhecimentos específicos na área em que pretende fazer fortuna.
Se a quantidade de conhecimento necessária exceder suas capacidades, Hill recomenda a criação de um grupo “Master Mind”. Este grupo deve ser composto por indivíduos que tenham o conhecimento que você busca e que você possa gerenciar para ajudar a atingir seu objetivo.
Imaginação: O Workshop da Mente
É na sua imaginação que todos os planos são criados e formados. A única limitação que você enfrenta depende de quanto você desenvolve sua imaginação. Segundo Hill, existem dois tipos de imaginação: sintética e criativa.
Por meio da imaginação sintética, você reformula conceitos, ideias e planos existentes em novas formas. Nada é criado nesta forma de imaginação porque funciona com o material mental existente. A imaginação criativa é o que surge de palpites e inspiração. Nele, novas ideias são formadas. Esse tipo de imaginação só pode ser alcançado quando sua mente consciente está sendo estimulada pelo desejo. É um músculo que deve ser treinado.
As ideias são o ponto de partida para todas as fortunas e são produto da imaginação. Pode ser útil observar algumas das empresas mais bem-sucedidas de todos os tempos, como a Coca-Cola, e lembrar a você mesmo que antes tudo começou como uma ideia única. Na verdade, um vendedor verdadeiramente sábio saberá que as ideias podem ser negociadas onde as mercadorias tangíveis não. Quase todas as fortunas consideráveis começam quando um indivíduo com uma grande ideia encontra outro que vende ideias. Quando combinadas com o desejo, as ideias são forças imparáveis. Eles são mais poderosos do que os cérebros que os criaram. Portanto, você deve ouvir, cultivar e desenvolver o desejo de vê-los passar.
Planejamento Organizado: A Cristalização do Desejo em Ação
Para colocar seu plano em ação, Hill recomenda seguir estas quatro etapas de Pense e Enriqueça:
Alie-se a um grupo Master Mind que consiste em pessoas que o ajudarão a realizar seu plano.
No entanto, antes de montar o grupo, certifique-se de verificar o que você pode oferecer a cada um dos membros em troca de seu trabalho.
Reúna-se com o grupo pelo menos duas vezes por semana, ou mais se possível, até que um plano sólido seja criado.
Mantenha sempre boas relações entre você e o grupo.
Para obter sua fortuna, você precisará colaborar com outras pessoas. Nenhum indivíduo pode fazer isso inteiramente por conta própria. Se seus planos falharem, volte à prancheta e continue tentando até que um plano funcione. Thomas Edison fez 10.000 planos fracassados antes de aperfeiçoar a lâmpada incandescente. Sua chave para o sucesso foi que ele nunca desistiu e continuou formulando novos planos quando os anteriores falharam. Planejar com inteligência é a chave para garantir sua fortuna.
Decisão: o domínio da procrastinação
Depois de analisar os dados acumulados de entrevistar mais de 25.000 homens e mulheres, Hill chegou à conclusão de que a falta de decisão, por exemplo, procrastinação, foi uma das principais causas do fracasso. As pessoas mais bem-sucedidas tomam decisões rápida e definitivamente. Aqueles que lutam para tomar uma decisão geralmente são facilmente persuadidos pelas opiniões dos outros.
Porém, Hill afirma que ser facilmente persuadível significa que você não tem desejo e, portanto, não alcançará seus objetivos. Aprenda a confiar em si mesmo e, se precisar de informações, obtenha-as somente de fontes confiáveis. Aqueles que tomam decisões rapidamente sabem o que querem e como consegui-lo. O mundo se curva para aqueles cujas ações e palavras indicam que eles sabem para onde estão indo. Decidir requer coragem. São apenas os ousados que conseguem grandes fortunas.
Persistência: o esforço sustentado necessário para induzir a fé
A persistência é construída sobre a força de vontade. Quando o desejo é combinado com a força de vontade, pouca coisa pode impedi-lo de alcançar seus objetivos. A maioria desiste no minuto em que as coisas ficam muito desafiadoras. Persistir diante da adversidade é a única maneira de avançar.
Se você está lutando contra a falta de persistência, colocando algum esforço concentrado, você pode superar esse obstáculo. A facilidade com que você será capaz de persistir depende exclusivamente de quão intenso é o seu desejo de alcançar seus objetivos. Aqui, Hill sugere que você se lembre de suas afirmações diárias. Além disso, se você montou cuidadosamente o seu grupo Master Mind, eles podem ser benéficos para encorajá-lo a permanecer no caminho certo.
Hill apresenta um plano de ação Think and Grow Rich em oito estágios para cultivar a persistência. É o seguinte:
Definição de propósito: saber exatamente o que você quer.
Desejo: ficar obcecado em acumular sua fortuna monetária.
Autossuficiência: acreditar que você pode seguir seu plano aumenta sua persistência.
Definição de planos: planos organizados e completos o guiam adiante.
Conhecimento preciso: garantir que seus planos sejam baseados em fatos.
Cooperação: Membros de sua Master Mind podem encorajá-lo a persistir.
Força de vontade: concentrar sua atenção em ver seus planos até a conclusão.
Hábito: a persistência é o resultado direto do hábito. O que você faz diariamente se torna quem você é. Agindo repetidamente com coragem, o medo pode ser superado.
Poder da Master Mind: a força motriz
Para acumular dinheiro, você deve ter poder. Sem energia, você não pode colocar seus planos em ação. Hill afirma que existem três maneiras de acumular poder, e são elas:
Inteligência infinita
Experiência acumulada
Experiência e pesquisa
O conhecimento é convertido em poder organizando-o em planos definidos. No entanto, o conhecimento não pode ser adquirido sozinho. Se seus planos forem completos, eles exigirão o conhecimento de outras pessoas. Usando o conhecimento dos membros do seu grupo Master Mind, você pode gerar energia. Alianças cooperativas sustentam quase todas as grandes fortunas já acumuladas. Uma coleção de mentes produz resultados muito maiores do que a soma de suas partes.
O mistério da transmutação sexual: o décimo passo em direção à riqueza
A palavra “transmutar” significa transformar um elemento ou forma de energia em outro. Hill argumenta que o sexo é nosso impulso mais primitivo e poderoso. Esse desejo é tão forte que os indivíduos muitas vezes colocam sua vida e reputação em risco para se entregar a ele. No entanto, Hill argumenta que, quando essa energia sexual é redirecionada para outras atividades, ela pode ter um efeito muito mais potente. Embora isso exija uma quantidade significativa de força de vontade, ele afirma que o esforço vale a pena.
No entanto, Hill é rápido em apontar que ele não está defendendo que o impulso sexual seja reprimido, ele deve simplesmente receber saídas alternativas que podem enriquecer a mente, o corpo e a alma. Um impulso sexual transmutado resulta em uma habilidade criativa fenomenal. A imaginação criativa, afirma Hill, é o sexto sentido da humanidade. A criatividade se origina dentro de nós, mas não é guiada por nós. Todos os melhores artistas se tornam grandes porque são adeptos de ouvir a “voz mansa e delicada” que fala de dentro. O mesmo pode ser dito de todas as pessoas, artistas e CEOs de sucesso.
A mente subconsciente: o elo de ligação
Embora não seja possível controlar sua mente subconsciente, você pode sugerir que ela pondere sobre planos, desejos ou metas específicos que deseja alcançar. No entanto, o subconsciente só pode ser voluntariamente dirigido por meio do processo do hábito. Como seu subconsciente funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, você deve ter cuidado com os tipos de padrões de pensamento negativos e hábitos improdutivos que você está alimentando. Você deve agir para se afastar de tais influências negativas e avançar no cultivo de estados mentais mais positivos e movidos pelo desejo.
O subconsciente é mais receptivo aos pensamentos que vêm acompanhados de uma emoção. Hill afirma que são apenas os pensamentos emocionalizados que se traduzem em ação. Portanto, vale a pena se familiarizar com o que constitui uma emoção negativa ou positiva. Hill usa a metáfora de que as emoções ligadas ao pensamento são como o fermento em um pão; eles encorajam a ação, por exemplo, eles fazem o pão crescer. Dependendo se a emoção é positiva ou negativa, isso resultará em um pão notável ou desastroso.
O cérebro: uma estação de transmissão e recepção para o pensamento
Hill acreditava firmemente que o cérebro era capaz de captar as vibrações do pensamento de outros cérebros. No entanto, ele afirmou que apenas os pensamentos que foram "intensificados" a uma taxa de vibração extremamente alta são transmitidos entre as mentes. Hill argumenta que se alguém está se envolvendo na transmutação sexual, então seus pensamentos vibrarão com uma frequência maior.
Para operar suas habilidades mentais de “transmissão” ao máximo, Hill sugere que você se concentre em cultivar seu subconsciente e sua imaginação criativa graças à arte da auto-sugestão.
O Sexto Sentido: A Porta para o Templo da Sabedoria
Hill acreditava em uma “Inteligência Infinita” que podia ser acessada quando o subconsciente estava vibrando em uma frequência positiva particularmente alta. No entanto, ele também afirma que é possível para a Inteligência Infinita se comunicar com um indivíduo sem que ele tenha cultivado um estado mental adequado de antemão. Hill se refere à imaginação criativa como o sexto sentido. O que as pessoas chamam de “lampejos de inspiração” ou “palpites”, Hill acreditava serem mensagens da Inteligência Infinita. O sexto sentido é, portanto, uma combinação do mental e do espiritual.
Quando você aprender a ouvir as mensagens do seu sexto sentido, saberá quando evitar os perigos e quando aproveitar as oportunidades. Ele atua como uma espécie de anjo da guarda. Hill argumenta que, se você aceitou os capítulos anteriores de seu livro, agora estará pronto para aceitar essa noção do sexto sentido sem ceticismo. A capacidade de ouvir esse poder acontece gradualmente enquanto os outros princípios estão sendo realizados.
Como superar os seis fantasmas do medo
Antes que você esteja pronto para integrar a filosofia apresentada neste livro, Hill afirma que você deve garantir que não seja impedido por nada do que ele chama de "os seis medos básicos". Os seis medos são os seguintes:
O medo da pobreza, personificado pela indiferença, indecisão, dúvida, preocupação, excesso de cautela e procrastinação.
O medo da crítica, personificado pela autoconsciência, falta de equilíbrio, complexo de inferioridade, extravagância, falta de iniciativa e falta de ambição.
O medo de problemas de saúde, personificado pela hipocondria, exercícios inadequados, suscetibilidade, autoestima e intemperança.
O medo da perda do amor de alguém, personificado pelo ciúme, descoberta de falhas e jogo.
O medo da velhice, corporificado pela desaceleração e desenvolvimento de um complexo de inferioridade por volta dos 40 anos, referindo-se a si mesmo como “velhice” e matando os hábitos de iniciativa, imaginação e autossuficiência.
O medo da morte, corporificado pelo foco em morrer em vez de viver, falta de propósito e falta de ocupação adequada.
Hill afirma que todos os medos podem ser agrupados em um desses títulos. Como todos os pensamentos emocionalizados se traduzem em ação física, todos os pensamentos ligados ao medo nunca podem resultar em atos de ganho financeiro significativo. No entanto, o medo nada mais é do que um estado de espírito, e a mente pode ser dirigida. Portanto, você pode controlar seu destino controlando sua mente e, assim, superar o medo e acumular todas as suas riquezas desejadas.
Copyright © : MEU SUBCONSCIENTE APP