Pensamento negativo em um cônjuge: você ainda pode ser feliz?

Recentemente, uma de nossas clientes fez uma pergunta sobre como superar o pensamento negativo de um cônjuge. Enquanto falava sobre isso em um evento do FaceBook Live, achei que valia a pena um blog.
“Não há nada bom ou ruim, mas o pensamento o torna assim.” - Shakespeare, Hamlet
Relato de uma Inscrita
Ele é inteligente e trabalhador, dotado de várias maneiras. Ele também é um pai zeloso, um marido generoso E compartilha de nossos objetivos coletivos.
O fato é: o cara tem uma "mentalidade de pobreza". Não é extremo, mas nos obscurece.
Ele está com ele desde que deixou o emprego e começou a trabalhar como autônomo. Ele se preocupa com a segurança das coisas e não ter o suficiente. Claro, as coisas foram difíceis por anos, mas hoje estamos confortáveis de maneiras maravilhosas e práticas, graças ao Universo. E, também podemos aspirar a viver em uma versão ideal de nossas vidas e fazer mais pelo mundo, novamente, graças ao Universo. Disse a meu marido que nossos melhores dias viriam.
Aqui estão alguns exemplos de suas frases negativas:
“Eu tenho que trabalhar muito mais duro. Mais fácil para os outros. ”
“Meus filhos têm pouca direção.”
“Meus parceiros subestimaram quanto tempo levaria para concluir a proposta.”
Ele é superinteligente, atualmente está fazendo projetos promissores e tem muitas coisas boas pela frente. As possibilidades são muito promissoras, mesmo que as coisas não estejam indo tão bem quanto ele deseja. É preciso ter uma crença firme. Eu certamente faço.
Aqui estão minhas idéias para uma solução:
A) Eu sintetizei a cópia em suas “Leis Secretas da Atração”, partes I, II, III. E encurtado um pouco. Vou falar com ele sobre isso.
B) Embora eu esteja totalmente comprometido com nosso casamento, por que não trabalho com o Universo sozinho? Isso faz sentido? Isso é possível se alguém estiver em uma parceria?
Eu adoraria seus pensamentos. Fique bem e feliz.
Resposta de Talane:
A questão se resume a: O que você faz se seu parceiro está preso a pensamentos negativos? Como você pode quebrar o ciclo de negatividade deles e evitar ser arrastado para ele?
É fácil cair em uma espiral descendente de negatividade se você estiver cercado por pensadores negativos, especialmente se você vive com a pessoa! Felizmente, existem algumas técnicas simples baseadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) que são muito eficazes para reverter uma mentalidade negativa. Esta técnica é descrita no livro do Dr. Jessamy Hibberd e Jo Usmar, This Book Will Make You Happy. Você pode usá-lo para reverter o pensamento negativo de um cônjuge ou membro da família. A ideia principal é desafiar o pensamento negativo. Não aceite isso como verdade e não deixe seu parceiro se safar também. Ao mesmo tempo, você não quer ser crítico. É muito tentador responder com um comentário negativo como, "Não seja tão deprimente!" Isso só piora as coisas. Você terá que combater a negatividade com positividade para ter sucesso.
Vamos abordar o pensamento negativo de seu marido de frente e ver como você pode responder a ele.
Cenário 1
Marido: “Tenho que trabalhar muito mais. É mais fácil para os outros. ”
Esposa: "É verdade, você trabalha muito e sempre admirei sua ética de trabalho." [Observe que você começa concordando com ele para não criar conflito). “No entanto, outros também trabalham muito. Fulano de Tal se levanta às 6h todas as manhãs para trabalhar antes de todo mundo e passa a maior parte dos fins de semana trabalhando. Comparado a ele, você tem um equilíbrio entre vida pessoal e profissional muito melhor e estou feliz com isso. " [Observe como você desafiou seus pensamentos negativos e o elogiou ao mesmo tempo.]
Cenário 2
Marido: “Meus filhos têm pouca direção.”
Isso é verdade? Em caso afirmativo e você concorda, você pode fazer qualquer uma destas perguntas:
Esposa: “Isso importa? Qual o pior que pode acontecer?"
Se não for verdade, e seus filhos têm direção:
Esposa: “O que te faz dizer isso?”
Ou “Isso não é verdade porque Susanna trabalhou muito em seu projeto de química. Ela tem impulso quando está motivada. Ela só precisa de um bom professor para inspirá-la. ”
Cenário 3
Marido: “Meus parceiros subestimaram quanto tempo levaria para concluir a proposta.”
Isso é verdade?
Esposa: “Quase todos os projetos demoram duas a três vezes mais do que as pessoas esperam e custam duas a três vezes mais, por isso parece que seus parceiros são bastante normais.”
“Qual é o pior que pode acontecer como resultado?”
“Qual é o resultado mais provável agora?”
"O que você pode fazer sobre isso?"
Estes são alguns exemplos de como você pode começar a inverter os comentários e pensamentos negativos, enquanto permanece positivo.
O truque é desafiar o pensamento negativo dele sem ser crítico. Evite dizer coisas como: “Por que você sempre tem que ser tão deprimente? Ou “Por que você não pode ser mais positivo?”
O objetivo é fazer seu parceiro se sentir bem consigo mesmo e ajudá-lo a ver o lado bom da vida. A boa notícia é que você pode fazer isso em algumas semanas.
A segunda etapa crítica é trabalhar para atender à necessidade de segurança de seu marido. A necessidade de segurança pode ser tanto física quanto emocional. Quase todas as pessoas precisam se sentir fisicamente seguras, mas algumas pessoas também precisam se sentir seguras emocionalmente. Você mencionou que, desde que começou a trabalhar como consultor, ele se sente inseguro. Os consultores costumam trabalhar com renda variável. Pode levar anos para começar a confiar que você pode criar e gerar renda suficiente como consultor, especialmente se você está acostumado a receber um cheque de pagamento constante de uma empresa. Eu sei que levei cerca de cinco anos como coach de vida, possuindo meu próprio negócio, antes de realmente começar a confiar que continuaria a ganhar a vida como coach.
A solução é encontrar maneiras de fazê-lo se sentir mais seguro. A maioria dos consultores se sente mais segura se tiver uma grande reserva de caixa no banco. Eles se sentem seguros sabendo que podem suportar alguns períodos realmente lentos ou períodos de seca. Eu sugeriria um mínimo de um, de preferência dois, despesas anuais em uma conta poupança. Isso pode dar a ele a sensação de segurança que falta atualmente. Mas também valeria a pena conversar com ele sobre outras coisas que o fariam se sentir mais seguro.
Algumas pessoas se preocupam com a segurança física e querem alarmes contra roubo ou portões trancados. Outros precisam de um monte de dinheiro no banco. Outros precisam saber que podem se defender e fazer um curso de autodefesa ou caratê. Alguns gostam de ter um estoque de comida enlatada e água no porão ou na garagem para se sentirem seguros. Leve sua necessidade a sério e tome medidas para fazê-lo se sentir mais seguro. Isso pode ajudar a lembrá-lo: “Ei, você está ganhando uma renda confiável como consultor há cinco anos. Você provou que pode fazer isso. Você está melhor agora do que nunca. Parabéns!"
Finalmente, você pode programar seu próprio cérebro e outros que compartilham o mesmo campo visual, postando uma imagem do objeto ou coisa que você gostaria de atrair. Se for a sua casa ideal, você pode postar uma fotografia, desenho de um arquiteto ou imagens recortadas de revistas que representam o ideal que você deseja. Afixe no espelho do banheiro ou na geladeira para que vocês dois vejam todos os dias. Logo será aceito que esse é o objetivo.
Se você se pegar preso em um ciclo de pensamento negativo, pare e diga: "Cancele, cancele". Em seguida, passe um minuto visualizando o que você deseja que aconteça.