Lei de Causa e Efeito
Atualizado: 6 de out. de 2022

Nada acontece por acaso ou fora das Leis Universais. Cada ação tem uma reação ou consequência "Colhemos o que plantamos". Ralph Waldo Emerson disse que a Lei de Causa e Efeito é a "lei das leis". A lição mais importante envolvendo a conduta e interação humana é vista na Lei Cósmica de Causa e Efeito. “Para cada ação há uma reação igual e oposta”. Cada pensamento, palavra e ação humana é uma Causa que desencadeia uma onda de energia por todo o universo que, por sua vez, cria o efeito desejável ou indesejável. A lei afirma que o efeito deve ser a manifestação física. É por isso que bons pensamentos, palavras, emoções e ações são essenciais para um mundo melhor para todos criar bons efeitos.
Com cada pensamento de intenção, ação e emoção que é transmitido de você, uma pessoa põe em movimento uma cadeia invisível de efeitos que vibram do pensamento plano mental, toda a estrutura celular do corpo para o meio ambiente e finalmente para o Cosmos. Eventualmente, a energia vibratória retorna à fonte original com o balanço do pêndulo.
A lei de causa e efeito afirma que toda causa tem um efeito e todo efeito se torna a causa de outra coisa. Essa lei sugere que o universo está sempre em movimento e progrediu a partir de uma cadeia de eventos.
Se você quiser olhar para essa lei de um ponto de vista filosófico, toda causa e efeito teve seu propósito mundano para o que estamos experimentando hoje.
De acordo com a natureza de suas ações, a Divina consciência onisciente atribuirá os efeitos correspondentes. Para beneficiar a si mesmo e à sociedade como um todo, a humanidade deve usar seu livre arbítrio e realizar boas ações com a consciência de que tudo o que pensa, age e fala afetará todo o universo. A prosperidade da vida é criada por nossas próprias ações em ajudar os outros por meio de pensamentos e ações. A moção ou ação dará resultado apropriado, de acordo com a justiça divina.
O exemplo desta lei em vigor é mostrado no exemplo a seguir, um que espero que todos possam entender e aplicar em suas vidas da maneira que acharem adequado: Sempre que a comida, descanso, trabalho, atividades sexuais e uso da força do pensamento são excessivamente indulgentes ou usados indevidamente, descobrimos que os órgãos relacionados são afetados adversamente. Um exemplo simples como esse pode fazer com que as pessoas entendam a lei de causa e efeito.
A lei de causa e efeito afirma que:
Cada efeito tem uma causa específica e previsível.
Cada causa ou ação tem um efeito específico e previsível.
Isso significa que tudo o que temos atualmente em nossas vidas é um efeito que é resultado de uma causa específica.
Essas causas são as decisões que tomamos e as ações que realizamos diariamente. Se nossas decisões parecem pequenas e um tanto insignificantes, ou se são significativas e transformadoras por natureza, não importa. Cada decisão que tomamos e todas as ações que tomamos colocaram os eventos em movimento, criando efeitos previsíveis e específicos que agora estamos experimentando em nossas vidas.
Esta lei de causa e efeito afirma ainda que:
O sucesso em qualquer campo de atuação é resultado direto de causas e ações específicas.
O sucesso em qualquer campo de atuação é um resultado indireto de causas e ações específicas.
Isso basicamente significa que alcançar o sucesso em qualquer campo de atuação é previsível e pode ser repetido se estivermos cientes do que estamos fazendo. O que significa, essencialmente, que se você tomar as decisões corretas e as ações corretas, sem dúvida alcançará o sucesso que imagina para a sua vida - esteja você diretamente ciente disso ou não.
Como consequência, a lei de causa e efeito traz à tona a ideia de que o sucesso pode ser modelado uma vez que estamos cientes do que queremos. Tudo o que precisamos fazer é descobrir o que as pessoas de sucesso fazem e seremos capazes de fazer o que elas fazem para alcançar o sucesso que alcançaram em suas próprias vidas.
No entanto, descobrir o que as pessoas fazem é apenas o começo. Devemos também identificar seus:
Decisões
Hábitos
Crenças
Valores
Emoções
Metaprogramas
Regras psicológicas
Comportamentos
Ações
O que isso significa essencialmente é que devemos estudar intimamente essas pessoas de sucesso a partir de sua matriz MasterMind pessoal. E somente depois de identificarmos como eles são em todas essas áreas, poderemos tirar proveito da lei de causa e efeito para nos ajudar a atrair resultados e sucesso semelhantes para nossas próprias vidas.
Não há acidentes
A lei de causa e efeito estipula que:
O sucesso não se baseia no acaso ou na sorte.
O sucesso não é determinado fora de você.
O sucesso é criado dentro de você.
Em suma, a lei afirma que não há acidentes neste mundo e que os efeitos que criamos em nossas vidas são resultado direto de causas que vêm de dentro de nós.
A lei de causa e efeito continua dizendo que:
Tudo acontece por razões, boas ou más.
Porque nada acontece por acaso ou sorte, portanto, tudo acontece por uma razão como resultado direto da causa que você trouxe de dentro de você.
Seja boa ou má, a vida não tem favoritos. O que você atrai para a sua vida é um resultado direto das causas que você trouxe à existência.
A lei de causa e efeito continua dizendo que:
Suas condições de vida criam efeitos.
As reações de sua vida a eventos e pessoas determinam como você se sente e se comporta.
Quem você foi, é hoje e quem você se tornará amanhã está, em essência, criando as condições e circunstâncias de sua vida e manifestando seu futuro na frente de seus olhos. Na verdade, como você reage aos eventos, pessoas e circunstâncias em sua vida, é na verdade determinante por como você se sente diariamente - criando uma cadeia de efeitos que estão constantemente transformando seu destino de novo a cada dia.
A lei de causa e efeito também discute o poder de nossos pensamentos:
Seus pensamentos criam causas.
Seus pensamentos dão sentido às circunstâncias.
Seus pensamentos estão manifestando sua realidade de forma criativa.
Sua experiência de vida é um reflexo das manifestações do pensamento.
Dentro da semente de pensamentos individuais, estão as origens das causas que criamos em nossa realidade. Essas causas criam efeitos que experimentamos em nossas vidas como circunstâncias de vida manifestadas. Na verdade, nossos pensamentos fazem mais do que apenas isso. Na verdade, eles dão sentido à nossa experiência da realidade, e é por isso que cada um de nós tem uma perspectiva diferente do mundo ao nosso redor.
Você sempre teve livre escolha
A única coisa que está completamente sob nosso controle desde o momento em que viemos a este mundo é nosso poder consciente sobre nossos processos de pensamento.
A lei de causa e efeito afirma que:
Nós escolhemos como interpretar nossas experiências.
Optamos por experimentar emoções tanto consciente quanto inconscientemente em qualquer momento.
Escolhemos nos comportar de acordo com a forma como pensamos sobre o mundo, os outros, os acontecimentos e sobre nós mesmos.
Porque temos liberdade de escolha para controlar nossos processos de pensamento em todos os momentos, e uma vez que nossos pensamentos criam as causas que levam aos efeitos que experimentamos em nossas vidas, então isso, portanto, nos leva à conclusão de que escolhemos livremente experimentar vida como a conhecemos, estejamos conscientes dela ou não.
A lei de causa e efeito afirma ainda que:
O livre arbítrio criou comportamentos, respostas, reações, pensamentos e interpretações aprendidas da vida e das circunstâncias.
Estamos experimentando a vida como a conhecemos por causa dos padrões psicológicos aprendidos e condicionados que pré-programamos em nossas mentes ao longo de uma vida de livre escolha. Além disso, esta programação psicológica está filtrando nossa experiência da realidade de uma maneira muito tendenciosa, mas muito previsível - efetivamente criando e interpretando nossa existência diante de nossos olhos.
A lei de causa e efeito, entretanto, oferece uma solução para essa situação. Diz que:
Porque temos livre escolha, isso significa que também temos livre escolha para desaprender nossos pensamentos, comportamentos e reações.
Porque temos livre escolha, isso significa que também temos livre escolha para nos tornarmos pensadores proativos e conscientes.
O livre arbítrio significa que nunca é tarde demais para mudar as coisas.
Não importa quão desfavoráveis sejam as nossas circunstâncias, quão sombrios sejam os nossos problemas ou quão azarados possamos ter sido. Livre escolha significa que podemos fazer uma escolha diferente e escolher desaprender o que aprendemos e aprender o que será necessário para desencadear as causas que criarão os efeitos que desejamos experimentar em nossas vidas.
Questões de análise de transformação
A lei de causa e efeito nos forneceu vários princípios orientadores que agora podemos usar para criar um conjunto de questões de análise transformacional que nos ajudará a tirar vantagem dessa lei universal em vez de permitir que a lei governe nosso comportamento inconscientemente.
As seguintes questões de análise transformacional irão ajudá-lo a obter maior clareza sobre sua vida e processos de pensamento, permitindo-lhe encontrar as respostas que lhe permitirão alcançar o sucesso que deseja experimentar em sua vida:
Como meus pensamentos estão causando, criando e mantendo as circunstâncias atuais de minha vida?
Como posso começar a interpretar meu mundo de maneira diferente?
Como posso mudar meus padrões de pensamento?
Como posso modelar os comportamentos, hábitos, decisões, pensamentos e ações de sucesso de outras pessoas?
Pensamentos Finais
Os princípios por trás da lei de causa e efeito são muito profundos e profundos, permitindo-nos ver a vida não como um conjunto de ocorrências aleatórias, mas sim como uma fórmula previsível de livre escolha consciente que pode ser moldada e moldada para criar a vida que desejaríamos gosto de experimentar e desfrutar diariamente.
Você ganhou valor com este artigo?