top of page

Lei da Atração e o Mito da Ação

Atualizado: 6 de out. de 2022




A ação é um dos componentes mais mal compreendidos da lei da atração. Não consigo nem contar quantas vezes vi algo do tipo: "O segredo da lei da atração é a ação." Ou pegue um e-mail que recebi ontem, que dizia: “A maior parte da atração é a ação”.


É uma pequena frase incisiva, mas é verdade?


Infelizmente, acredito que não seja verdade. Acho que as pessoas dizem isso por um de vários motivos:


Eles realmente não têm fé na lei da atração em si, então afirmam que ela só pode funcionar por meio da ação.

Eles realmente não entendem os mecanismos por trás da lei da atração e, portanto, acham que a lacuna deve ser preenchida com ação.

Eles encontraram pessoas que fizeram o oposto, mas igualmente perigoso pressuposto: que a ação é proibida.

Eles ouviram outra pessoa dizer isso, fazia sentido, então eles estão apenas repetindo.

Isso é apenas especulação, é claro, já que eu realmente não tenho ideia de por que alguém diria isso. Só sei que minha própria experiência diz exatamente o contrário.


A Lei da Atração funciona


Deixe-me começar com isso: a lei da atração funciona.


Não é um fenômeno psicológico. Não é viés de confirmação. Realmente, realmente funciona.


Eu encontrei várias pessoas que disseram que tudo é apenas psicológico. Pensar positivamente o torna mais otimista, mais disposto a perseguir seus objetivos e, portanto, é mais provável que você tome as medidas corretas para alcançar esse objetivo.


No entanto, tive vários objetivos nos quais não tomei nenhuma ação literalmente, e ainda assim os alcancei usando a lei da atração.


Eu vi o Universo criar um caminho de menor resistência ao meu objetivo, uma e outra vez.


Funciona.


Nesta era de racionalidade, as pessoas têm medo do “pensamento mágico”. Parece absurdo que a realidade possa realmente ser tão maleável a ponto de ser afetada por nossas mentes.


Levei um tempo para acreditar, já que sou bastante cético por padrão. Mas eu vi isso tantas vezes que não pude mais negar sua existência.


A verdadeira questão é, eu acho, que a maioria das pessoas não tem ideia de como isso funciona.


Estou em alguns grupos da lei da atração no Facebook e vi algumas interpretações verdadeiramente bizarras e frustrantes da lei da atração. a maioria das postagens está cheia de superstições ou conceitos errados.


Um exemplo é uma postagem que dirá algo como “MERECE TODO O DINHEIRO DO MUNDO! AFIRME SIM! ” Então o tópico nada mais é do que 200 comentários dizendo "Sim!" como se isso fosse alertar o Universo de que eles querem dinheiro e ele vai começar a inundar. É bobo e enganador.


Eu não posso te dizer o quanto essas coisas me frustram, porque eu sei que essas coisas funcionam, e também sei que esses tipos de truques não levam a lugar nenhum.


De qualquer forma, digo tudo isso porque sei que realmente funciona. Mas também sei que existem dezenas, senão centenas de mitos às vezes perigosos por aí, atrapalhando o sucesso das pessoas.


E esse mito de ação é um deles.


O perigo da ação


Se eu percebi algo em relação à ação, geralmente é que as pessoas agem demais.


Principalmente, eles agem na hora errada e, então, obtêm resultados horríveis.


Nesses casos, minha primeira recomendação é preferencialmente cessar todas as ações voltadas para a meta. Às vezes, as pessoas estão com muito medo de fazer isso, então eu recomendo, pelo menos, diminuir significativamente a ação.


Dois casos vêm à mente:


O caso 1 era um cliente que queria publicar um livro. Ela vinha tomando medidas relevantes todos os dias durante meses, senão um ano. Ela pensou: “Se eu tirar 30-60 minutos de ação por dia, tem que funcionar”.


O problema era que ela odiava a ação. Não foi nem um pouco inspirado. Ela pensou que era enfadonho.


E assim, dia após dia, ela executou sua ação em direção ao seu objetivo, mas nada aconteceu.


Então começamos a trabalhar juntos e eu disse a ela para parar com todas as ações. Não faça nada em direção ao objetivo dela.


Ela estava hesitante, mas concordou. Por cerca de dois meses, ela não tomou absolutamente nenhuma ação em direção ao seu objetivo, exceto fazer o trabalho interno que eu recomendei.


Então, quando vi que ela estava mais perto da vibração da meta, disse que agora ela poderia começar a tomar ações inspiradas conforme surgisse naturalmente.


Em duas semanas, seu livro estava na Amazon para as pessoas comprarem.


Um ano de ação não rendeu absolutamente nenhum resultado, mas dois meses de inação e fazendo o trabalho interno resultaram na publicação de seu livro.


Caso 2: Tive um cliente que queria encontrar um emprego. Ele tinha sérias resistências em torno da ideia de que tinha que ser o provedor e, se estava desempregado, basicamente era inútil. Claro, isso o impediu de encontrar um emprego de que gostasse.


O problema era que ele gastava 8 ou mais horas por dia enviando currículos. É como o conselho comum que eu desprezo: "Faça seu trabalho encontrando um emprego." Ou seja, gaste as 8 horas que você normalmente gastaria em um trabalho, enviando currículos e se candidatando a empregos.


É um trabalho cansativo. Quem realmente quer passar 8 horas por dia enviando currículos? Certa vez, alguém me disse que, por me recusar a tomar essa atitude sozinha, resistia a dinheiro e a encontrar um bom emprego. Hum, não. Eu simplesmente me recuso a tomar medidas que não sejam agradáveis ​​e inspiradas.


Enfim, esse cara até se sentia culpado se fizesse qualquer tipo de pausa, para, você sabe, passar um tempo com a esposa.


Eu disse a ele: “Se eu quisesse, você pararia de se candidatar a qualquer emprego nas próximas duas semanas”. Mas ele não faria isso. Então, fiz com que ele prometesse pelo menos fazer mais pausas e se concentrar mais no trabalho interno.


De qualquer forma, cerca de uma semana depois daquela sessão, ele encontrou seu emprego ideal. Bem, quase ideal. Ainda havia um pouco de resistência, já que ele não queria seguir meu conselho e fazer o trabalho interno totalmente, mas pelo menos conseguiu encontrar um emprego melhor.


Este é o perigo da ação. Parece que você está fazendo algo, e isso certamente deve valer a pena. Mas, na realidade, você está apenas girando.


Posso dizer por experiência própria que existem poucas coisas mais perigosas para o processo de manifestação do que uma ação não inspirada, especialmente quando você coloca muito esforço nisso.


O Princípio da Sem Esforço


Vai contra o que chamo de princípio da ausência de esforço (na verdade, comecei a chamá-lo assim, mas parece bom?).


Basicamente, é o seguinte: você pode dizer o quão próximo está alinhado com o caminho para sua meta pela facilidade com que ele se sente. Se parecer muito esforço e estresse, então você está perdido tentando abrir seu próprio caminho, mas na verdade está indo na direção oposta. Mas se for fácil e sem esforço, então você está no caminho certo, indo perfeitamente em direção ao seu objetivo.


No entanto, muito poucos confiam neste princípio. Parece que o sucesso exige esforço e força, por isso eles tomam atitudes sem inspiração e sem alegria que, na verdade, não os levam a lugar nenhum.


Não existe sacrifício que dá a você o que você quer. Você não pode sacrificar tempo suficiente, esforço suficiente, alegria suficiente para conseguir o que você deseja. Simplesmente não funciona, porque o esforço não é a moeda do Universo. Joy é.


Literalmente, a única coisa que você precisa fazer é se alinhar com a vibração da meta, liberando a resistência que surge ao contrário, e ela virá.


Claro que tenho muitas técnicas que ajudam em uma ou mais partes desse processo, mas isso é realmente o que tudo se resume.


Pare de se concentrar no indesejado. Comece a se concentrar mais e mais no desejado. Redirecione persistentemente seu foco de volta para o que você deseja, e as coisas devem mudar.


Muitas vezes, não haverá ação alguma. Acontece quase como mágica.


às vezes, pode ser necessária uma ação mínima. Você tem que concordar com uma oportunidade ou enviar um currículo para o emprego perfeito que se deu a conhecer a você.


Foi exatamente assim que consegui meu primeiro emprego. Ele literalmente se apresentou a mim, sem que eu sequer olhasse. Tudo que fiz foi mandar meu currículo, só para ver o que aconteceu. Eu nem mesmo acreditei que realmente tinha entendido.


O segredo sobre a ação


Aqui está o segredo que eu quero que você saiba sobre a ação, que, se bem entendida, vai acabar com esse mito de uma vez por todas:


A ação nunca é a causa de nenhum objetivo. É apenas um efeito que surge simultaneamente com o objetivo.


O que isso significa?


O envio do currículo, por exemplo, não é a causa de você conseguir o emprego.


Claro que pode parecer assim, mas ambos os eventos ocorreram neste mundo físico, que só pode ser um mundo de efeitos. Não há causas aqui.


A verdadeira causa é o seu próprio alinhamento. Seu alinhamento fez com que você enviasse o currículo e também fez com que você conseguisse o emprego. Mas não quer dizer que o envio do currículo tenha feito você conseguir o emprego: apenas o seu alinhamento fez isso.


Se você não enviou o currículo, então teria acontecido de outra forma.


Pense em seu trabalho vibracional como escrever um roteiro. Quando alguém escreve o roteiro de um filme, sabe o que quer que aconteça. Eles só precisam descobrir como isso será explicado no filme.


Mas as ações no filme não são a causa do acontecimento. É apenas a explicação de nível superficial. Tudo no filme é simplesmente um efeito do roteiro.


Assim é com seu trabalho de manifestação. Quando você se alinha com um trabalho, ou relacionamento, ou dinheiro, ou qualquer outra coisa, então isso vai acontecer. Mas o mundo físico tende a ser avesso a coisas que surgem do nada. É necessário desenvolver um enredo que “explique” como você conseguiu o que queria. Pode ser uma ação que você executa, ou algum evento aleatório que se apresenta a você, ou algo totalmente diferente.


Mas é apenas isso - um enredo. Não é realmente responsável por você alcançar a meta.


É por isso que é tão fácil ser cético em relação a essas coisas. Você pode dizer: “A lei da atração não me trouxe o trabalho. Consegui o emprego porque enviei meu currículo ”. Mas, muitas pessoas enviam seus currículos sem conseguir o emprego.


O que realmente acontece é o seguinte: sua vibração dita que você deve conseguir seu emprego ideal. Agora, o Universo precisa apenas criar um caminho para que isso aconteça no mundo físico. Isso criará um caminho de menor resistência, que é verossímil e explicável dentro de suas crenças e circunstâncias atuais.


Por exemplo, se você quer mais dinheiro, provavelmente não é acreditável que alguém se aproxime e lhe entregue um pacote de dinheiro. Mas, pode ser verossímil para você conseguir uma promoção, ou para seu negócio ter sucesso, ou para alguns investimentos valerem a pena.


Na verdade, é meio divertido - e eu já vi isso acontecer - abrir suas crenças sobre o que é possível, e então coisas cada vez mais loucas podem acontecer para explicar que você atingiu seu objetivo. Já ouvi falar de pessoas que realmente encontraram pacotes de dinheiro ou cheques que simplesmente apareciam sem motivo. Mas isso requer um trabalho deliberado para abrir seu subconsciente para essas possibilidades.


O Universo começa do fim e funciona para trás. O dinheiro, ou o trabalho, ou o relacionamento, é uma coisa certa, se sua vibração for compatível com isso. Ele simplesmente retrocede para a maneira mais provável e facilmente crível de isso acontecer. Mas, novamente, o “caminho” não é realmente a causa. É apenas o enredo.


Então, meu cliente que trabalhou por um ano para atingir seu objetivo e ainda assim nada aconteceu? Sua vibração ditava “estagnação”, e sua ação foi o enredo que criou a estagnação.


Meu outro cliente que trabalhava dia e noite para encontrar um emprego e se sentia culpado se fizesse mais alguma coisa? Sua vibração ditou “trabalho duro e culpa”, e sua ação foi o enredo que trouxe isso.


Então, você vê, qualquer ação, se realizada, é apenas parte do enredo. A ação é perfeitamente incapaz de mudar a história, porque não tem poder de causar nada.


O mito da inação


Mencionei brevemente acima que pensar que a ação é proibida é igualmente perigoso.


Existem pessoas que simplesmente ficam sentadas e realmente acreditam (ou fingem que acreditam) que um milhão de dólares simplesmente vai aparecer, e elas não precisam fazer nada.


Agora, esta é uma linha tênue, porque, é claro, eles não precisam fazer nada. Mas também se recusar a agir, se a ação surgir, está bloqueando a energia de sua manifestação que flui para você. E geralmente indica um desalinhamento vibracional mais profundo.


então, novamente, a inação em si não é o problema, porque nem a ação nem a inação podem criar nada. Mas, é simplesmente um sintoma de um problema mais profundo.


É como a velha história do homem religioso que foi pego por uma enchente. Ele subiu no telhado, mas tinha certeza de que Deus o salvaria. Um barco veio, mas ele disse: “Não, Deus vai me salvar”. Outro barco veio, e ele recusou o mesmo. Finalmente um helicóptero chegou e ele se recusou a entrar.


Finalmente ele morreu e perguntou a Deus por que ele não o salvou. e é claro que Deus disse: “Enviei dois barcos e um helicóptero. O que mais você queria? ”


Se eu tivesse esquecido de enviar meu currículo para aquele trabalho que se apresentou a mim, pensando que nenhuma ação seria necessária, o que aconteceria? Certamente o Universo se esforçaria para encontrar outro enredo - outra explicação para eu conseguir o trabalho, mas com a recusa de realizar qualquer ação, suas opções seriam limitadas.


É como no filme, se o herói se recusa a realizar qualquer ação para derrotar o vilão, as opções do roteirista seriam bastante limitadas. A ação do herói nunca é a causa da derrota do vilão, mas sem nenhuma ação, os enredos possíveis são bastante limitados.


E, novamente, a recusa em realizar qualquer ação é geralmente o sintoma de alguma questão mais profunda. Normalmente, alguma forma de escapismo. “Se eu apenas sonhar acordado o suficiente, todos os meus problemas vão desaparecer e terei tudo que quero.”


Normalmente, as pessoas com essa mentalidade estão tentando alcançar objetivos enormes muito além de sua crença. Eles querem um milhão de dólares, ou ser o CEO de alguma empresa Fortune 500, ou ter um relacionamento com alguma celebridade.


Essas coisas são possíveis? claro - tudo é possível. Mas são prováveis, dadas suas crenças atuais? NÃO!


Mas é bom escapar para o devaneio de ter essas coisas, e isso os distrai de seus problemas atuais, então eles pensam que a lei da atração tem que trazer isso a eles e, claro, eles não precisam fazer nada .


Eles se recusam a agir, porque a ação destrói seu escapismo. Torna tudo muito real, e o que eles querem mais do que qualquer coisa é escapar da realidade.


Mas, novamente, a inação não é o problema. O escapismo e as expectativas irrealistas são o problema.


Portanto, em resumo, a ação pode acontecer ou não. Esteja aberto para o que quer que aconteça. Mas aconteça o que acontecer, perceba que é apenas a história que o Universo usou para explicar os resultados que você obtém. Não é a causa dos resultados.


Isso pode parecer improvável e até mágico, mas prometo que é verdade. É o que experimentei repetidas vezes em minha própria vida e é o que vi com meus clientes. A ação nunca é necessária, mas às vezes é uma história útil. Só não acredite muito nisso.


E quanto a você?


E você? Este artigo respondeu às suas perguntas sobre ação? Como isso explica seus próprios sucessos ou fracassos com a lei da atração? Deixe-me saber sua opinião nos comentários.


166 visualizações0 comentário
bottom of page